Pular para o conteúdo principal

O lendário Stradivari



https://go.hotmart.com/G8715687I


Stradivari, nada mais é do que um violino produzido por um Luthier (Artesão de violinos), chamado Antonio Stradivari. Muitos dizem Stradivarius, que também é um termo correto e se refere ao seu nome em latim. Este nome é encontrado nas etiquetas coladas no interior do instrumento.

Tradicionais etiquetas com a descrição, Antonius Stradivarius Cremonenfis Faciebat Anno 1719.
 

O Italiano viveu durante os séculos XVII e XVIII, e seus violinos são vendidos hoje por um altíssimo preço devido as qualidades sonoras atribuidas a ele, como a beleza do som, a velocidade da resposta, equilíbrio entre graves e agudos, projeção do som, amplitude dinâmica, mas não é somente a qualidade do som e execução que faz dele um violino especial, mas sim, o fato dele ser algo exclusivo. Existem poucas unidades disponíveis no mercado cerca de 600 dos 1.116 produzidos pelo Luthier.
O Stradivari mais caro do mundo é o Stradivari 1721 Lady Blunt Tarisio.
Atualmente seus violinos são usados pelos melhores solistas do mundo como o violinista Joshua Bell, que se apresenta com o seu Stradivari de aprox. 300 anos, além dele Janine Jansen, Maxim Vengerov, Anne Akiko, Itzhak Perlman entre outros.


 

Acima, um MasterClass com Maxim Vengerov, um dos maiores violinistas.
É possível notar a grande diferença entre um violino comum e um Stradivari


 Antonio Stradivari, exposto no Palácio Real em Madrid




Apesar de toda a tecnologia disponível, ainda não se sabe com precisão o que fez dos violinos de Stradivari um dos melhores do mundo.
Existem muitas teorias entorno da fabricação do violino. Muitos acreditam que o verniz possui cinza de vulcão, outros acreditam que as temperaturas da época foram baixissima e que a terra tenha passado por uma pequena Era Gracial, o que trouxe rigidez as madeiras.
Quanto mais se toca um vioino, melhor fica o som. Se um músico toca a determinada nota, as madeiras do violino vibram para conduzir o som da nota, e se essa nota é tocada muitas vezes, a madeira se modifica com o passar dos anos para conduzir melhor as vibrações sonoras. Logo a produção do som será melhor, e essa é uma das vantagens dos violinos de Stradivari, pois seus instrumentos são muito antigos, cerca de 300 anos. violinos antigos possuem um timbre muito diferente dos violinos novos, porque com o passar do tempo, eles sofrem transformações causadas por fungos.

 Violino Antonio Stradivari


Acredita-se que Antonio Stradivari tenha introduzido fungos nas madeiras de seus violinos, para agilizar o processo de envelhecimento da madeira, fazendo seus violinos ganharem valor em menos tempo.


 Em um futuro próximo

Não se sabe qual é o segredo de Stradivari, mas pesquisadores do instituto suíço EMPA estão dominando a técnica e produzindo violinos melhores do que os Stradivari através da introdução do fungo Physisporinus vitreus na madeira.
Além desta técnica pesquisadores estão fazendo tomografias computadorizadas para criarem no futuro réplicas perfeitas do Stradivari em larga escala por um preço mais acessível.
Abaixo está um exemplo de um Stradivari produzido através de impressora 3D.





Giuseppe Guarneri Del Gesu, o mais caro

Apesar do alto preço, o violino mais caro do mundo não é o Stradivari, mas sim o Giuseppe "Vieuxtemps" Guarneri Del Gesu.

Violino raro de US$ 3,9 milhões é o mais caro de todos os tempos
http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL362170-7085,00.html



Anne Akiko Meyers tocando um "Guarneri Del Gesu"

Cópias do Stradivari.

Quase todo violino possui uma etiqueta no fundo, que pode ser visualizada através de seu "F", em sua etiqueta sempre existe uma descrição como esta "Antonio Stradivarius fecit Anno 1722". Isso não significa que você tenha um Stradivari, mas sim que você possui um instrumento que é cópia de um stradivari do ano de 1722, e essa cópia pode ter sido feita por um Luthier, ou por uma oficina. 
O nome de quem fez a cópia é o que define o valor do instrumento, pois cada profissional possui uma qualificação, e experiência diferente. Quanto mais famoso, mais fiel é a cópia do violino, e melhor é o som. Isso é, quase todos os violinos do mundo são cópias do Stradivari, Guarnieri, Amati, Paganini...
Quando o violino estava ainda sendo desenvolvido estes profissionais definiram as formas para se construir violinos, e elas são usadas por luthiers até hoje, através de suas plantas como pode ser visto nas imagens abaixo.








Stradivari é o melhor?

Com o passar do tempo as técnicas de construção foram sendo aperfeiçoadas de tal modo, que em um teste cego, foram comparadas várias cópias de Stradivari (Cópias de milhares de euros), produzidas a pouco tempo. Essas cópias foram comparadas com o Stradivari original, isso é, produzido pelo Luthier Antonio Stradivari.  As maiores notas foram dadas aos violinos modernos, de preço bem menor. Confira o vídeo:




Em testes como este, o nome dos fabricantes não são divulgados pela equipe que faz os testes, e como existe um grande número de luthiers em todo o mundo, o melhor violino ainda permanece como uma incógnita.




Links:

 Tecnologia cria clone de violino Stradivarius
 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=violino-stradivarius-recriado-tomografia-computadorizada&id=010170111129


Madeira atacada por fungos produz violino melhor que Stradivarius
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=madeira-atacada-fungos-violino-melhor-stradivarius

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Músicas, mega dificeis para violino

Julia Fischer - Paganini  24 caprices (Music clip)  Anastasiya Petryshak - J.S. Bach - Ciaccona, Partita n.2 in Re minor Henryk Wieniawski. Caprice No.7 op. 10  La Cadenza Brahms Violin Concerto in D major, Op.77 Polonaise Brillante in A Major, Op.21 Mendelssohn Violin Concerto E Minor OP.64 (Full Length) _ Hilary Hahn & FRSO Sarasate, Zigeunerweisen. Alyona Prosolupova Nicola Benedetti plays Bruch at the Last Night of the Proms 2012 Joshua Bell - Tchaikovsky - Violin Concerto in D major, Op 35 (HD) Viktoria Mullova plays Sibelius Violin Concerto in D minor, op.47 

Cordas de tripa e a música barroca

Cordas de tripa de carneiro Cordas de tripa eram usadas no passado, desde os primeiros violinos produzidos por Antonio Stradivari por volta de 1700, nas apresentações prodigiosas de Niccolò Paganini. Nos anos 50 ainda se  via apresentações de músicos famosos tocando cordas de tripa, elas ainda eram vistas até a pouco tempo atrás, até serem esquecidas por causa das cordas sintéticas. Elas são fabricadas de diversas maneiras, podem ser fabricadas com tripa de carneiro pura , ou podem vir com um fio de fina espessura enrrolada na corda. Este fio pode ser de cobre , nickel ou prata . Atualmente a Pirastro , uma das maiores fabricante de cordas de violino, vende cordas de tripa de carneiro pura ( Chorda ) e cordas de tripa revestidas de prata ( Pirastro Oliv , Passione , Gold e Eudoxa ). Para fabricar essas cordas, cada fabricante utiliza um metódo para fabricar. Geralmente a tripa é cortada em tiras, é salgada, lavada e é deixada de molho numa solução anti-bactericida,